Responsabilidades do Cliente

Durante a execução dos projetos, é importante que o cliente participe das etapas para termos sucesso da ativação completa do ambiente.

Abaixo listamos algumas das atividades que são de responsabilidade do cliente para cada tipo de Projeto.

Geral

Descrição
Prever uma data para a virada do ambiente e informar todos os envolvidos (terceiros, operadoras, etc.)
Preenchimento de todas as planilhas de requisitos para cada tipo de projeto contratado.
Ter sempre um responsável técnico pelo ambiente.

FWFFLEX

Responsabilidades
Configurações de VLANs e Roteamento nos SWITCHEs da sua rede

PABXFLEX

Responsabilidades
Sistemas de FAX, de alarme, maquinetas de cartão, ou sistemas de modem, NÃO DEVERÃO PASSAR ATRAVÉS DO PABXFLEX, devem estar em ambiente separado através de linhas analógicas diretamente ou com soluções de FAX WEB
Para utilização de VoIP Através da Internet é necessário Link de Internet exclusivo ao PABXFLEX ou necessário recurso de controle de banda (QoS) no Firewall/Gateway da empresa para compartilhamento de Internet.
A distribuição de aparelhos telefônicos na rede e nas estações é de responsabilidade do cliente, assim como a configuração dos telefones e softphones conforme orientações fornecidas pela ITFLEX.
Os arquivos de áudio necessários para ativação da URA devem ser fornecidos pelo cliente, assim como as informações de ramais para transferência.
Configuração de softphones e aparelhos não homologados.
Para provisionamento correto dos telefones é necessário configurações de DHCP no ambiente.
Recomendações
Os COMPUTADORES para uso de SOFTPHONE deverão ter configuração mínima: Core i3, 4GB de RAM, USB, e sistema operacional atualizado.
Headsets USB específicos para Telefonia IP. Recomendamos: Plantronics C310 e C320, Phonetech A20USB e P20USB, Felitron Stile Compact Voip USB.
Softphone Homologado: Linphone, Microsip, Jitsi, e para Smartphone Zoiper
Aparelhos telefônicos homologados e com provisionamento automático pelo PABXFLEX marcas: Grandstream, Khomp, Yealink.
Ramais autenticados via IAX em celulares, não garantem qualidade e segurança na autenticação de ramais via Internet. E mesmo em redes Wifi é comum haver perda de qualidade na chamada, além de consumir excessivamente bateria do celular e consumo excessivo do pacote de dados em redes 3G e 4G. Se a internet usada pelo celular estiver ruim haverá eco, picotes e queda na chamada.

PABXFLEX Portarias

Responsabilidades
Atualização de firmware de equipamentos.
Garantia dos equipamentos, deve ser tratada direta com o fornecedor.
Instalação física de equipamentos, seja na central de monitoramento ou nos clientes remotos.
A responsabilidade sobre a rede, internet, segurança e gerenciamento das conexões por internet são de inteira responsabilidade do cliente.
A atividade de migração de ambientes ja em funcionamento exige a reconfiguração de gateways e ramais.
As configurações equipamentos no cliente remoto, tais como DVRs, Sistemas controladores de acesso, equipamentos de controle de acesso, câmeras etc.
Configuração dos gateways, atas, porteiros IP, são de responsabilidade do cliente. Devem ser seguidos os padões de configuração do nosso material de ajuda.
Recomendações
Procure sempre utilizar os equipamentos homologados pela iTFLEX.
Para funções de portaria remota deverá fornecer no mínimo 02 x Ramais da Central de Interfone analógica no cliente disponíveis com conector RJ-11 ou utilizar interfones IP.
Considerar que cada canal de voz ocupa 50 KBPS de banda (Upload e Download).